domingo, 24 de junho de 2012

Auriculoterapia chinesa

Auriculoterapia é um Microssistema, pois constitui uma parte do corpo, onde se pode expressar todo o corpo ou funções fisiológicas para fim de diagnóstico e tratamento através da orelha.

Mecanismo de ação
No local onde insere a agulha (estímulo) e há liberação de opióides, endógenos e neuromoduladores para o Sistema Nervoso Autônomo que faz uma ação reflexa da orelha sobre o corpo.
"A aplicação de um estímulo auricular, mesmo sendo fraco, acelera uma série de reflexos que provocam reações imediatas ou demoradas, temporárias ou permanentes, passageiras ou definitivas, todas elas de natureza terapêutica". (Marcelo Pereira de Souza).
Tudo depende do número de sessões do organismo da pessoa a ser tratada e do problema a ser tratado.

Alguns exemplos das muitas doenças e sintomas, tratáveis com a Auriculoterapia: Origem infecciosa e fundo alérgico como a Bronquite, sinusite, rinite; faringite etc. Cefaléias; Dores; Hipertensão Arterial; Dispnéia; Ansiedade patológica (estresse) e irritabilidade; Lombalgias; ciatalgias; Obesidade (Fome, apetite, Compulsão alimentar)- melhora o metabolismo;Diminuir a ansiedade;entre outros fatores descobertos na anamnese.
Tabagismo- diminui a ansiedade e a tensão; desintoxicação.

Pode ser usadas agulhas, sementes de mostarda,pastilhas de silício,pontos esferas de ouro ou prata,cristais radionizados,magnetos auriculares.
As técnicas mais aplicadas são a Chinesa e a Francesa.
Fonte:anotações especialização em Acupuntura e Marcelo Pereira de Souza.
Mapa:Prof.Marcelo Pereira de Souza.

2 comentários:

  1. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir